Continuous, entire, universal, long lasting.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

A última conversa com Cleto Milani

(Rafael Caneca e Nilto Maciel, na palestra por ocasião do I Simpósio sobre Literatura Cearense, ocorrido na Universidade Federal do Ceará)
---
A Nilto Maciel


Passeando pelo Monte Castelo com meu animal de estimação, encontrei Cleto Milani. Com aquele jeitão dele, nada acadêmico, meio marginal, cumprimentou-me como de costume e conversamos como se nos houvéssemos despedido no dia anterior. Mas já fazia alguns meses que não nos esbarrávamos.
Contou-me seu itinerário desde nosso último encontro, de como aqueles haviam sido tempos de mula preta. Sem me deixar falar quase nada, construiu um quase monólogo (ao qual eu me sujeitava com todo o prazer, deliciando-me só com escutá-lo), revelando-me inclusive a sua mais recente aventura, com uma mulher que chamava carinhosamente de "Rosa Gótica". Eu apenas sorria, atento, enquanto ele me detalhava a última noite com Helena (esse era o nome dela).
- Ela, donzela, travando uma verdadeira guerra comigo, o cabra. Quase que viro bode! Quando vi que voltamos à estaca zero...
Ríamos ambos. Ele seguiu com as histórias, relatando que, por causa desse seu caso, chegou a ser perseguido pelos varões de Palma – um, inclusive, ameaçou-lhe com um punhalzinho cravado de ódio. Teve, então, que sair de lá às pressas.
Na fuga, passou por Baturité e conheceu um navegador de pedalinhos. Disse-lhe que trabalhava, na época da cheia, numa lagoa em Pacoti – mas que, na verdade, seria um verdadeiro guerreiro Monte-Mor, tendo vivido na torre de Babel.
- Um louco?
Um carro passou, buzinando e levantando poeira. Achei ter visto um pescoço de girafa na poeira, mas tal ideia me fugiu logo. Girafa? No Monte Castelo? Só se fosse no Carnaval, há muito passado.
O cão, que até aquele momento permanecera agitado, acalmou suas patas insolentes. Ele se postou no chão quieto, virado para o leste. Com os olhos fechados, parecia sequer respirar. Um estremecimento tomou conta do meu corpo.
Veio, então, a lembrança de perguntar-lhe sobre nosso amigo em comum - que, por mais avesso que fosse a isso, era um dos grandes luzeiros do mundo. Cleto silenciou-se e foi embora, sem se despedir (nem foi preciso). Percebi que ele havia caído num vasto abismo.
Foi-se. Foram-se.

Nenhum comentário: