Continuous, entire, universal, long lasting.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quanto mais queijo, menos queijo


Cinco da manhã. "Ticking away the moments that make up a dull day" começa a soar no alarme do seu celular - um Iphone 58G, última geração, presente da empresa no último Natal. Remelevanta-se, sonambulisticamente se dirige ao banheiro para duchar-ze e, em seguida, cumpre todo o resto do ritual previsto: ternocaféscovabeijonaesposabomdiaprosfilhospénatábua.
No caminho, um olho na estrada e outro no Ipad (esse foi aquisição própria). Ao ver as primeiras notícias (no Japão, já nem são tão primeiras assim), telefona à secretária para checar a agenda e ver as reuniões previstas, com as respectivas pautas. Em menos de cinco minutos, um SMS chega ao seu Iphone com todas as informações pedidas.
- Essa Lurdinha, tão eficiente...
É recebido no escritório com o primeiro cafezinho do dia, que "acabou de sair do fogo", como ritualisticamente diz a eficiente Lurdinha. Dirige-se à sala de reuniões e, às dez da manhã, já fechou mais negócios que seu pai conseguiu em quinze anos de empresa. Não tem sequer tempo para comemorar isso, afinal, para ele, não é nada além do que faz corriqueiramente.
Às onze, recebe uma ligação da esposa pedindo para buscar os filhos no colégio.
"Folgados! No meu tempo, ia de ônibus". No seu tempo, Sr. X, a violência era menor.
Como a aula termina ao meio-dia, sai pontualmente às onze e quarenta e cinco na sua Mercedes conversível, que faz de zero a cem em três segundos (apesar de nunca haver conferido isso, já que dentro da cidade não consegue atingir mais de quarenta). Por conta desse delivery de pimpolhos, volta "correndo" (dentro do limite ruaestabelecido de quarenta quilômetros por hora) para o escritório e, no meio do caminho, pede para a Lurdinha pedir o seu almoço: um sanduíche do McDonald's. É a terceira vez na semana, e ainda estamos na terça-feira.
A tarde corre inundada por novas notícias que, ao cair da noite, já são velhas; não desgruda os olhos do smartphone, tablet, gadget, ipad, iphone, que fome! Quando acaba a quinta xícara de café do dia, percebe que é hora de voltar para casa - momento em que o limite ruaestabelecido cai para quarenta horas por quilômetro. Não vai ser a primeira - nem a última - vez a pensar em levar um colchão inflável para a empresa e passar a dormir lá. Quem talvez não goste da ideia é a Sra. Y, mas é só contrargumentar que vai ganhar mais que fica tudo bem.
Ao chegar à casa, liga a TV no Jornal Nacional. A moça da previsão diz que o dia seguinte será de tempo bom: céu aberto e sol forte, ideal para ir à praia. Pergunta à Sra. Y se ela lembra a última vez que foram à praia, e não conseguem concordar se há dois ou cinco anos. E a conversa morre aí.
A vida corre e, no leito de morte, ele descobre que não importa o tempo da natureza estar ideal para uma praia se o tempo das pessoas não lhes permitir desfrutar de tal luxo. Pena que já é tarde demais.

Um comentário:

Tiago Melo disse...

Muito bem, meu prezado. Excelente composição. Um abraço!